sexta-feira, 7 de março de 2014

Entidades dizem que situação do setor elétrico é delicada e merece cautel

Sabrina Craide, Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Representantes de grandes consumidores de energia elétrica, distribuidoras e transmissoras entregaram carta ao Ministério de Minas e Energia, na qual manifestam preocupação em relação ao nível dos reservatórios das hidrelétricas. Segundo o Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), a situação atual do setor elétrico é delicada e merece cautela.

“Nesse cenário de escassez de recursos hidráulicos e de recursos térmicos com capacidade instalada limitada, em nossa opinião, a situação merece cautela. Qualquer proposição deve ser tecnicamente embasada para que se possa encontrar, em conjunto com os agentes, soluções para fazer frente ao atual quadro de dificuldades e, adicionalmente, preservar o fluxo de pagamento ao longo da cadeia entre produção e consumo, dando estabilidade ao setor”, diz a carta da entidade.

As associações representativas dos segmentos de geração, transmissão, comercialização, distribuição e consumo de energia também pediram para participar das reuniões do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reúne mensalmente para avaliar o setor. Alegam que “o atendimento ao pleito estreitaria a interlocução com as associações e permitiria aos agentes participar de forma efetiva nas questões que envolvem o setor elétrico brasileiro”.

Entre as entidades que assinam a carta estão a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), a Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget) e a Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape).

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste estava em 34,68% ontem (6). O sistema abrange cerca de 70% dos reservatórios do país. No final de janeiro, o nível estava em 40,3%.


Apesar da falta de chuva e do baixo nível dos reservatórios, o governo afirma que não haverá problema de abastecimento de energia no país. Recentemente, o CMSE informou que o sistema elétrico brasileiro está estruturalmente equilibrado, e que, “a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país, em 2014”. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também já disse que não haverá problemas de abastecimento “em nenhuma circunstância”.

Felipão deixa em aberto vagas na Seleção e pede empenho dos jogadores

O Técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari pediu aos 19 jogadores convocados para o amistoso contra a África do Sul, que prefere ter problemas de mais que de menos. Para Felipão é melhor ter vários jogadores se esforçando, e merecendo, disputar a Copa. O que ele quer, é evitar o relaxamento por parte de seus eleitos nessa reta final para o Mundial, pois sabe que, se isso acontecer, poderá ter reflexos negativos.

Na terça-feira, disse que jogadores que não se esforçarem em seus clubes podem ser castigados com a não convocação; no dia seguinte falou ter deixado claro aos jogadores que quer ter "uma dor de cabeça boa".
 
Dentro de sua "cruzada" para manter os jogadores motivados e com ritmo de competição, Felipão vai passar as próximas semanas observando, pela televisão e in loco, jogos dos principais campeonatos do Brasil, da Europa e da Liga dos Campeões. Vai dividir a tarefa com Carlos Alberto Parreira e com o auxiliar Flavio Murtosa.

Movimento no comércio cai em fevereiro

O movimento de clientes nas lojas de todo o país caiu 0,5% em fevereiro, depois da alta de 1,7% em janeiro, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. No entanto, na comparação com fevereiro do ano passado, houve aumento de 6,1%. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a demanda mostra-se igualmente mais aquecida com alta de 6%.
Os economistas da Serasa Experian justificam que a queda está associada à base de comparação com um mês em que o forte calor levou a um consumo atípico de ventiladores e condicionadores de ar. Só o segmento de móveis e eletroeletrônicos e informática que inclui esses produtos registrou elevação de 7,7%, em janeiro, passando para 1%, em fevereiro. 
No segundo mês do ano, houve alta ainda no consumo dos setores de combustíveis e lubrificantes (2%) e veículos, motos e peças (1,1%). Em sentido oposto ocorreram reduções nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (- 1,5%); em estabelecimentos de materiais de construção (- 0,5%) e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-4,6%).
No primeiro bimestre comparado a igual período de 2013, a procura pelas lojas de material de construção cresceu 7,3%; nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, o aumento chegou a 6,1% e nos postos de combustíveis e lubrificantes, a 5,6%. No segmento de veículos, motos e peças aumentou 2,7% e no de móveis, eletroeletrônicos e informática 2,1%.
O único a apresentar queda nesse período foi o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios com recuo de 0,2%. O levantamento toma por base o volume de consultas mensais dos estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.

66% dos brasileiros nunca ouviram Voz do Brasil. Entre os ouvintes, 50% consideram o conteúdo como ótimo.

Uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) constatou que 66% dos brasileiros nunca ouviram o programa radiofônico “A voz do Brasil”. A proporção de não ouvintes do programa é maior entre mulheres (70%) que em homens (61%).
A “Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira” ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios. Do total da amostra, 68% dos entrevistados afirmaram já terem ouvido falar do “A voz do Brasil” e 32% responderam que desconheciam o programa.

Dos entrevistados que conhecem “A voz do Brasil”, 50% avaliaram o conteúdo do programa como “ótimo”, 19% o consideraram “regular” e 12%, “ruim ou péssimo”.
O Congresso Nacional discute projeto de lei para flexibilizar o horário do programa, que foi criado em 1935 pelo então presidente Getúlio Vargas. A flexibilização do horário é defendida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Por determinação legal, o programa deve ser veiculado em todas as rádios do País a partir das 19h.

Agência Estado

Novo Reitor da USP – descentralização, corte de verbas e abertura ao diálogo

O maior desafio do novo Reitor da USP – Universidade São Paulo – é administrar o orçamento e abrir o diálogo interno e externo. A missão do professor Marco Antonio Zago não é tarefa fácil. Ele reduzirá os investimentos neste ano em quase 30%. O novo Reitor propõe ainda a distribuição de mais tarefas à vice-reitoria, medidas que sinalizam a descentralização da tomada de decisões.
 
A descentralização administrativa foi uma das promessas de campanha de Zago. O ex-reitor João Grandino Rodas (2010-2014) era considerado centralizador e a falta de diálogo com diretores de unidades foi alvo de críticas no fim da gestão. São previstos neste ano encontros do CO específicos para discutir a reforma das estruturas de poder da USP. O primeiro será em 25 de março.
Durante a solenidade de posse Marco Antonio Zago fez uma revelação ao colega de São Carlos, professor José Galizia Tundisi. “Minha folha de pagamento representa mais de 100% do orçamento”, queixou-se ele.



USP São Carlos

O professor Tito José Bonagamba foi designado pelo reitor da USP como o novo diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Bonagamba era o primeiro nome da lista tríplice definida no último dia 6, da qual também faziam parte os professores Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Richard Charles Garratt.


Internet dá mais audiência que TV. Só que mais de 50% não acessam internet

O brasileiro é um dos povos que mais navegam na internet. Negam mais do quem assistem televisão ou ouvindo rádio. A constatação foi feita com base numa pesquisa de opinião, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Os números foram divulgados nesta sexta (7). 

A média de uso de internet de segunda a sexta-feira é de três horas e trinta e nove minutos, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e vinte nove minutos), ao rádio (três horas e sete minutos) e aos jornais impressos (uma hora e cinco minutos).

A pesquisa feita pelo Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado, para coletar dados que compõem a "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira". De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.

Segundo a sondagem, apesar dos usuários de internet passarem mais tempo na web do que os usuários de televisão passam assistindo a programas na telinha, a capilaridade da TV é muito maior que a da internet nos lares brasileiros: apenas 3% dos entrevistados afirmaram não assistir nunca televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Ônibus anfíbio circula pelas ruas do Rio. Ruas?



As fotos estão aí, em nome da verdade. Pelo menos o povo de lá, não terá mais problemas com as enchentes.





É só pegar um desses anfíbios e pronto. Resolvido. O desafio agora é resolver os intensos tiroteios na cidade.

E a Piscina Municipal? Aterrou, pronto acabou?

Essa também foi demais. Como pode o poder público não dar conta de contornar uma decisão. Não sei de quem partiu essa insensatez. Mas foi um golpe brutal as seguidas gerações que passaram pela nossa Piscina. 

Ouvi dizer que a Piscina virou um verdadeiro criatório de dengue. Neste caso, até aceito a acusação. Mas não concordo com decisão de fechá-la.
Ora, existem formas de combater a dengue. Se for assim, como propôs o Promotor ou o Juiz, na época, é preciso aterrar o Brasil também, essa imensa floresta tropical.
 
O que teria feito a população não ter levantado a voz contra seu fechamento. Pois a Piscina sempre foi um patrimônio nosso, do povo. Um orgulho para todos nós que aprendemos a nadar e respeitar aquele espaço público.


Pior. Transformaram a nossa Piscina num rancho horroroso. Pior ainda. Além de feio já apodreceu. 

Gostava mais da Praça Coronel Salles na época das pombas

Era o tempo do Bem Vindo. O anão que cuidava das pombas do centro da cidade. Naquele tempo, a praça Coronel Salles era ponto turístico.
Tá certo que o chão era meio irregular. Pelo menos era bem arborizada. E todo fim de tarde, depois da aula na casa da dona Lourdes Pallo, a gente se divertia na praça, vendo o Bem Vindo alimentando as pombinhas.  

Depois disso fui embora. Não tive mais noticia do Bem Vindo. Mas a nossa praça, que passou por tantas reformas, foi sofrendo seguidos massacres. O último foi em 2008, no dia 7 de setembro. A inauguração deve ter sido de arromba.

O povo perdeu seu cinema (o Cine São Carlos), as árvores, uma ruazinha que depois foi refeita (entrada da Escola Paulino Carlos).  Fizeram o salto da Maurren Maggi. Outra bobagem. Ninguém entende aquela lata enferrujada...

A máxima sobre arquitetura é aquela: para estes profissionais tanto faz. Não são eles que vão morar nas casas projetadas por eles mesmo. Entregam a obra e pronto.
Com a praça é a mesma coisa. Se eles não vão frequentar, porque se preocupar com sombra, bancos, sustentabilidade.


Prefiro a praça da época do Bem Vindo.

Morre deputado Sérgio Guerra. Os fatos é que ficam

Sérgio Guerra (66) estava internado no Hospital Sírio-Libanês. Tinha câncer no pulmão. Sua vida pública foi ativa. Foi secretário de governo de Miguel Arraes, deputado estadual e federal por Pernambuco. Passou pelo PDT e PMDB. Elegeu-se Senador e chegou à presidência nacional do PSDB.

Em 2006, Sérgio Guerra assumiu a campanha do candidato tucano à Presidência Geraldo Alckmin. Em 2009, Guerra tentou formalizar um acordo com os pré-candidatos à Presidência da República pelo partido, o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o de São Paulo, José Serra. A proposta não vingou e Serra, candidato do partido, foi derrotado por Dilma Rousseff.


Nessa ocasião, Aécio Neves ficou profundamente desanimado com os rumos do PSDB. Esteve quase que de corpo inteiro no PMDB. Chegou inclusive, a ser homenageado em no Congresso pelo partido de Michel Temer. Aécio aquietou-se. Esperou sua vez e hoje é o pré-candidato do PSDB a presidência da República.

Nova fase

Primeiramente, é uma satisfação estar de volta ao mundo virtual para falar do nosso mundo real. Há tempos que eu não me dedicava à escrita, ao compartilhamento de informações, ideias e a troca de experiências.
É bom estar aqui com você.

Riqueza das fantasias
Sinceramente, fiquei encantado com a riqueza dos detalhes das fantasias apresentadas no sábado de carnaval. Parabéns aos organizadores, aos carnavalescos cujas fantasias estão apitas a serem apresentados nos melhores bailes do mundo. Muita riqueza de detalhes e cores.




Meu encontro com Jair
Apesar de ter nascido aqui, nunca tinha conversado com o cantor Jair Rodrigues. Ele morou aqui nos anos 50 anos, onde fez grandes amigos. O empresário Antônio Zanete, que o Tiro de Guerra com Jair, até propôs um churrasco com a turma de atiradores da época.

Mas o show do Jair, na noite de domingo foi muito. Alegria pura na Praça do Mercado...


Esqueceram de mim
No final de sua apresentação, Jair Rodrigues fez uma série de agradecimentos. Por conta própria, o cantor lembrou o nome de Rubens Maciel, de quem ele foi muito amigo nos tempos de São Carlos. “Quem foi o #@#@ que se esqueceu de colocar o nome do nome do Maciel aqui?”, brincou Jair lá de cima do palco...

Show a parte
Foi do Carlinhos Lima (Rádio Clube), no palco do carnaval 2014, durante as apresentações dos artistas que estiveram na cidade, engrandecendo as atrações da nossa festa de momo. Parabéns Carlinhos!!!

Deu na EPTV
A alta no custo de produção elevou o preço das hortaliças em quase 90%. Elevação no preço dos insumos, custo da mão de obra e estiagem, elevaram os preços dos produtos. O tomate, mais uma vez, é o vilão da história: R$ 7 reais o quilo. E a abobrinha está custando R$ 6 reais o quilo. O preço do quilo do repolho foi de R$ 1,99 para R$ 4,50. Tá caro. Mas não pense que as carnes, os queijos, os doces estão baratos, não. Tudo está subindo...

Pensei que fosse basquete
Mas era futebol mesmo – 5X5. Este foi o placar final do jogo entre São Bernardo e Rio Claro, na noite de ontem no ABC Paulista. De agora em diante é só pedreira para o Rio Claro. Três jogos fora e o Santos FC, em casa. É mole?  

São Carlos enfrenta o Touro
Bem, o São Carlos ainda não convenceu. Esperdiçou mais uma grande chance sábado passado, ao ceder empate ao América de Rio Preto. Placar final 2X2. No fim de semana vai tentar pegar o Touro (Sertãozinho) a unha.  O adversário também empatou no fim de semana com o Cotia: 1X1. O Sertãozinho soma 11 pontos na classificação da A-3. E o nosso glorioso São Carlos, com nove, se mantém na briga contra a zona de rebaixamento.

Ah!
A USP caiu no ranking internacional de universidades. Desta vez, foram ao menos 11 posições na lista que mede a reputação das instituições pelo mundo, publicada pelo Times Higher Education (THE), revista britânica que faz os principais rankings mundiais de ensino superior.

Não é de hoje
A USP vem caindo em todos os principais rankings publicados no ano passado e em 2014. No último levantamento da Times Higher Education (THE), que levava em conta as 100 melhores universidades do mundo, com critérios como número de pesquisas acadêmicas, proporção de professores para o total de alunos e aulas em inglês, a USP caiu do 158.º lugar, em 2012, para a colocação 226.º de um total de duzentas e cinquenta avaliadas.
O assunto é interessante e foi um dos temas que tratei na entrevista que fiz recentemente com o professor Vanderlei Bagnato, pela TVE. Pode ser vista no endereço.

Não é possível. 
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que o Conselho Nacional do Ministério Público informe o andamento e a previsão de julgamento do processo disciplinar a que o  ex-senador goiano Demóstenes Torres responde. Após receber as informações, Mendes vai decidir se atende ao pedido do ex-parlamentar para voltar a exercer o cargo de procurador de Justiça em Goiás.

Quem te viu
Quando eu trabalhava em Brasília, cruzava com o Senador Demóstenes o tempo todo no Congresso. Sempre com seu discurso ácido em plenário. Seu tema preferido era moralismo. O ex-senador acabou escorregando “Cachoeira” abaixo. As águas vão rolar e parece que ninguém vai se ferir nas profundezas de mais este capítulo da política brasileira...

Morreu estrangulado
O jornalista Celso Mazziei foi estrangulado por quatro jovens que depois do assassinato foram a um baile funk com o carro da vítima. O corpo de Celso, que trabalhava como produtor de um programa de TV foi encontrado ontem, num canavial em Porto Feliz. Ele tinha um relacionamento homoafetivo com uma das vitimas.

Andando para trás
Pois é. A Unidos da Tijuca acelerou e chegou em primeiro no carnaval deste ano. Só que a ocupação hoteleira no Rio desta vez andou mais devagar – 74,84%. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro. Para o presidente da entidade, esse resultado se deve a ampliação no número de leitos na cidade.

Por hora é só
Pois então meu caro leitor. Minha cara leitora. Este é nosso espaço. Vamos conversando aqui pela nossa coluna. Amanhã tem mais.

Obrigado por estar compartilhando o nosso blog.